top of page

História

Fundada pela família Costa Barros de Figueiredo à mais de 5 gerações, a quinta é hoje composta por 4 vinhas com uma área de produção de 13 ha - Vale de Escadinhas, Barreiro, Esmoitada e Falorca - na sub-região de Silgueiros.

As vinhas foram todas reconvertidas nos últimos 30 anos, fruto de um grande investimento, que também incidiu diretamente na produção de vinho e na construção de uma adega moderna.

Dadas as suas condições excepccionais, a Quinta Vale das Escadinhas possui 10 ha adicionais de área florestal e agrícola composta por olival, aveleiras e pinhal.

 

Região

A Região Demarcada do Dão (1908) com uma área aproximada de 376.000 ha, está localizada numa paisagem de vales e montanhas com suaves colinas e encostas.

O clima frio e chuvoso do Inverno, e seco no Verão, juntamente com as condições de relevo mencionadas anteriormente, são os percursores das condições únicas para a produção de vinho.

A Quinta Vale das Escadinhas, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do Dão, possui todas as características da região e é um dos locais principais pontos de referência da viticultura local.

 

Sub-Região  Silgueiros, Coração do Dão

Localizado no coração do Rio Dão, a 16km de Viseu, a Quinta Vale das Escadinhas possui uma área total de 23 ha.

Com vinhas que ocupam cerca de 13 ha da quinta e que se situam na encosta do rio Dão, viradas a sul e portanto com total exposição solar, a Quinta Vale das Escadinhas tem todas as características da Região Demarcada, e é aqui que se concentra a produção de alguns dos melhores vinhos do Dão, com város prémios ganhos ao longo dos anos.

bottom of page